quinta-feira, 18 de junho de 2009

Xbox 360 e a distribuição online



Convenhamos, o mercado de video games é um dos mais mutantes. Novas tecnologias, novas tendências e, por fim, novas maneiras de se jogar. Prova disso e a avalanche de jogadores online que hoje abarrota os serviços de cada console. Mas, qual seria o próximo salto qualitativo para os massacradores de controles?

Certamente, uma das possibilidades mais em voga atualmente — caso você resolva deixar um pouco de lado a coqueluche do Project Natal — diz respeito a uma idéia não exatamente nova; trata-se da chamada “computação em nuvem”.

A maior prova dessa tendência no mundo dos games veio na forma do recentemente anunciado OnLive, que pretende jogar todo o processamento dos jogos para PC em um pequeno grupo de heróicos servidores — o que tem feito muita gente se perguntar se o sistema realmente tem futuro.

Como já era de se esperar, o público dos consoles caseiros começa a questionar os limites da nova possibilidade tecnológica. Particularmente, há quem pergunte hoje se o seu prezado Xbox 360 seria capaz de emular algo semelhante.

E isso não aconteceu sem motivo: durante a conferência da Microsoft na última edição da E3 (Electronic Entertainment Expo), a empresa deu mostras do que seria um “streaming” (transmissão em tempo real) em 1080p, contemplando os presentes com algumas cenas do filme “Batman: O Cavaleiro das Trevas”.




Bem, seria possível então vislumbrar essa tecnologia abocanhando os jogos para Xbox 360? Segundo afirmou o vice-presidente da Xbox Live, John Schapperttold, não por enquanto. “Não é nada que nós estejamos prontos para falar ou anunciar hoje”, afirma Schapperttold ao site Kotaku.com.

E ele continua: “Eu penso que um console conectado por banda larga para a televisão possibilitaria muitas coisas. E, conforme a largura de banda continua a aumentar e o período de latência a diminuir, eu penso que se abrem novos vieses de possibilidades”. Por fim, Schapperttold acrescenta que “tudo é possível, mas nada que nós possamos anunciar agora. Eu penso que conseguir entregar 1080p [sem delay], algo que nenhum outro sistema fez, já é muito muito bom” (tradução livre).

Entra o novo, sai o velho

Se a tecnologia do sistema OnLive já tem feito executivos de outras áreas levantar a sobrancelha, por outro lado é fácil encontrar coisas relativamente velhas sendo discretamente descartadas. Ou, antes, abandonadas.

Assim sendo, caso você tenha algum apego mais ferrenho aos títulos do Xbox Originals, é bom ir se despedindo. Isso porque a Microsoft oficialmente abandonou o canal, que apenas manterá os títulos que já foram acrescentados (como Fable, Max Payne 1 e 2, GTA San Andreas, entre outros).

Aliás, nem mesmo o nome permanece; os jogos encontram-se agora em uma sessão intitulada “Games on Demand”. Enfim, os (poucos) clássicos adicionados continuam. Mas se esvai a esperança de encontrar versões de Metal Gear Solid 2: Substance ou Halo 2.

Xbox Live Gold por 1 dólar

É exatamente o que você leu. A Microsoft resolveu oferecer o considerável upgrade para o status de usuário Xbox Live Gold pela simbólica quantia de US$1,00. Mas, é claro, quando a esmola é demais... A oferta vale apenas pelo período de um mês. Após isso, caso você resolva continuar desfrutando a jogatina online, o negócio é pagar pelos 11 meses restantes.

Ou seria bom esperar um tempo? Afinal, após o recente período de manutenção, a rede online do Xbox 360 enfrentou alguns problemas técnicos. Problemas que geram aberrações do tipo jogos que sumiam ou conteúdos que simplesmente não podiam ser baixados.

0 comentários:

Postar um comentário

Os Senhores dos Games © 2008 Template by:
SkinCorner