terça-feira, 23 de junho de 2009

Sonic & SEGA All-Stars Racing

Quando se acompanha mais de perto a indústria de games, às vezes fica com a impressão de que apenas raramente novos padrões e estilos são criados. Na maior parte do tempo, parece mesmo que as empresas simplesmente dão uma roupagem alternativa a estilos revisitados milhares de vezes, que são então vendidos como “coisa nova”. Mas, é bom ressaltar, isso nem sempre é propriamente ruim.Entretanto, é mais ou menos essa a impressão que ficou em quem resolveu tentar a sorte com Sonic & SEGA All-Stars Racing, título em desenvolvimento pela Sumo Digital para a SEGA. Embora a versão disponibilizada durante a última edição da E3 (Electronic Entertainment Expo) ainda estivesse em uma fase intermediária de desenvolvimento, uma avaliação não parece ser equivocada: trata-se de mais um fac-símile da fórmula eternizada pelo gorducho da Nintendo.

Personagens emblemáticos em karts. Sim, isso lembra alguma coisaA idéia é bastante simples. Você vai assumir o papel de um dos vários ícones do universo de Sonic e da SEGA para se digladiar em corridas tipicamente Mario Kart, com “power-ups” manobras e um enorme número de pistas improváveis. Entretanto, um diferencial considerável se faz presente: várias manobras aéreas serão possíveis, dependendo do veículo/personagem utilizado.Entre os personagens já confirmados — mais de 20 foram prometidos —, aparecem o roliço Dr. Robotnik (“Eggman”), Tails, AiAi (Super Monkey Ball), Amigo (Samba de Amigo), Amy Rouse, Shadow the Hedgehog, Big the Cat e, é claro, Sonic the Hedgehog. Cada qual deve dirigir seu próprio veículo personalizado, que pode ser tanto um carro (Sonic), um avião (Tails) quando uma... banana motorizada (AiAi).
A estrutura das corridas é tremendamente semelhante à de Mario Kart: escolha um personagem, corra, ultrapasse e utilize várias armas aleatórias que são conquistadas em caixotes espalhados pelas pistas — que podem trazer desde um “boost” de velocidade até um míssil, um escudo ou outra forma de “trapaça legalizada”.O jogo ainda deve trazer um ataque especial para cada personagem, e que também será conquistado aleatoriamente nas já mencionadas caixas. São ataques consideravelmente mais devastadores, tendo bastante a ver com a natureza do personagem. AiAi, por exemplo, se tranforma em uma gigantesca bola de boliche, atravessando e batendo nos demais veículos como se fossem pinos.

Sem complicação
Os esquemas de controle de All-Stars Racing são bastante simples e diretos. Você vai acelerar e frear utilizando os gatilhos, e terá ainda um botão para lançar itens (“X” para o PS3, “Y” para o Xbox 360). Utilizar os dois botões superiores do controle ainda deve disparar duas manobras exclusivas por personagem. Já as pistas disponíveis no jogo, todas elas retratando algum jogo emblemático da SEGA, trazem o tipo de percurso que lembra uma mistura entre Mario Kart e as fases rápidas (boas) de Sonic Unleashed. São trajetos vertiginosos, todos cheios de possibilidades para manobras, obstáculos e vários caminhos alternativos. Duas pistas foram confirmadas até o momento: Seaside Hill (Sonic the Hedgehog) e Blizzard Castle (Billy Hatcher). Bem, mas e a velocidade, convence? Mais ou menos. Embora a versão liberada durante a E3 seja, conforme já mencionado, bastante prematura, é impossível deixar de perceber as eventuais quedas de desempenho em alguns pontos (relativamente à taxa de quadros por segundo), o que é realmente preocupante em se tratando de um jogo de corrida.Ainda são prometidos dois modos multiplayer: para até quatro jogadores com tela dividida, ou até oito via online. Entretanto, nenhum destes foi demonstrado durante a E3.

Mario Kart? Melhor correr um pouco mais...
Assim sendo, embora a nova empreitada kart da SEGA também traga personagens icônicos e texturas bastante razoáveis para os cenários, a Sumo Digital vai mesmo ter que correr um bocado para alcançar uma qualidade pelo menos similar à encontrada em Mario Kart — particularmente, em Mario Kart Wii.Por fim, caso você não esteja lá muito afim de experimentar MySims Racing e Nascar Kart Racing lhe pareça, francamente, uma piada sem graça, talvez você devesse dar uma rápida olhada em Sonic & SEGA All-Stars Racing, quando o título desembarcar no início de 2001 – eventualmente, com uma boa correção na fluidez por parte da desenvolvedora.



Fonte: Baixaki Jogos

0 comentários:

Postar um comentário

Os Senhores dos Games © 2008 Template by:
SkinCorner